clique aqui e receba as atualizações do blog em seu email


PARA EMPRESAS AS PALAVRAS MUSICADAS AS OUTRAS PALAVRAS CONTATO HOME


As páginas mais visitadas aqui:

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Se sua empresa usa WhatsApp no atendimento ao cliente, então você precisa entrar na onda

Considerando todas as outras tecnologias disponíveis, o WhatsApp é uma ferramenta simples, porém seu poder está no engajamento. Ou seja, exatamente por ser objetiva e de fácil operação, ela é muito popular. Sua empresa sabe usar?

Há algum tempo vejo as empresas colocarem em sua estrutura de atendimento o WhatsApp. Em alguns casos o que vi foi o próprio colaborador/funcionário convencendo o empresário de que a ferramenta era popular e deveria ser usada para falar com os clientes.
Infelizmente isso se dá com frequência. Mas não é motivo para pânico. Empreender é estar atento à muitas coisas ao mesmo tempo, e fica impossível acompanhar todas as novidades. Neste caso vale o investimento, para as empresas com um capital equilibrado, em um cool hunter, por exemplo.

Mas também é possível, para o caso de um investimento menor, estar mais próximo das novidades tecnológicas contratando um estagiário jovem, o qual você dá liberdade de criação e apenas o instiga com desafios, não empilhando tarefas para fazer "valer seu investimento".

Esta semana voltou à tona uma imagem que já circulou no WhatsApp há mais de 2 anos; a imagem das unhas e da boca que muda de cor. "Mas por que isso me interessa como empresa séria que sou? Isso aí é 'falta do que fazer'". SERÁ?!

COMO FUNCIONA ESSA IMAGEM NO WHATSAPP QUE MUDA DE COR?

Quando a pessoa receba a imagem, os lábios e unhas estão vermelhos
Quando faz o download, a imagem muda para rosa
Se tocar na imagem para expandir, vira vinho
E se encaminhar, terá esse tom de verde

Bom, o motivo dessa mudança de cor não é uma "mágica", como propõe a mensagem que as acompanha quando você está lá com a boca aberta. Ocorre que a imagem foi salva no formato PNG, e contém transparência na boca e nas unhas.

A sigla "PNG" significa "Portable Network Graphics"; são arquivos capazes de suportar o "canal alfa", que é uma quarta variação e definição de cor, enquanto que usualmente as imagens tem 3 variações: RGB, que significa Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul).
Esse canal alfa determina a transparência dos pixels e, por isso, é possível salvar imagens em PNG com porções transparentes e não opacas como ocorreria em JPG comum, por exemplo.
Então, a imagem se vale da cor de fundo usada pelo app em diversas situações. Por exemplo: na janela de conversa do WhatsApp, a cor de fundo é branca, por isso a imagem fica com os lábios e unhas na cor rosa. 

Quando você abre a imagem, ela está na galeria do aplicativo, que tem o fundo preto e faz os lábios e unhas ganharem um tom mais forte; vinho. O mesmo acontece quando recebe a imagem e também quando encaminha, o que provoca novas mudanças de cor.

OK, ALEX, É REALMENTE INCRÍVEL. MAS O QUE MINHA EMPRESA PODE GANHAR COM ISSO?


Daí é que vem o desafio de empreender mais investindo em pessoas. O capital humano é o ativo mais importante nas empresas do futuro, afinal de contas esse é um caso claro de "Saber como se faz, mas não saber como aplicar".

Pois aí entra o elemento chave: CRIATIVIDADE!
Afinal de contas, você usa o WhatsApp para conversar com seus clientes, então precisa saber #ComoFaz e entrar na onda. Criar estratégias. Criar oportunidades. Usar a ferramenta.
Ontem o Burger King estreou um filme no intervalo do debate com candidatos à presidência, na RECORDTV. Segundos após o filme terminar a internet "quebrou" de gente elogiando a marca e, tenho certeza que à todos os envolvidos, o investimento valeu cada centavo. Mas esse é outro assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google Analytics Alternative