clique aqui e receba as atualizações do blog em seu email


INÍCIO AS PALAVRAS MUSICADAS AS OUTRAS PALAVRAS ATIVIDADE DIGITAL CONTATO


Publicações mais lidas no Blog do Alex Pinheiro:

domingo, 7 de julho de 2013

Privacidade na Sociedade do Avatar

Obama caiu na armadilha da Sociedade do Avatar
As últimas pessoas que se interessam pela privacidade nasceram no fim do século XX. Os nativos digitais deste século não dão a menor bola para seus próprios limites. Parecem não ter limites ou critérios bem definidos. Não contam para a família onde estiveram de fato, mas fazem check-in no Foursquare; fotografam seu animal de estimação que acabou de morrer e publicam no Twitter; avisam, no Facebook, que vão viajar com a família toda e a casa ficará vazia; dentre outras coisas. Parecem gostar da realityzação.

Por isso, Obama e suas bisbilhotices não assustam essa turma. Edward Snowden, de longe aparece herói para eles. Está mais para um poser buscando likes e acreditam que faz, assim como eles, de tudo para aumentar a rede de "amigos". Eles riem do pânico instalado nos reacionários de plantão que se chocaram com a bomba do jornal O Globo deste domingo, que
pautou a imprensa na América Latina, sobre a descarada espionagem estadunidense de milhares de emails e telefonemas de brasileiros.

Sabe a Síndrome de Mogli, o menino lobo? Pois bem, é isso. Essa galera nasceu no berço da Internet e descarta, dentre outras coisas, que a rede mundial de computadores não seja gratuita, tampouco segura. Só quando briga com o namorado, a garota pensa em praticar o veto de seu conteúdo nas redes sociais. Mas ela não se importa em comprar na web, conhecer outras pessoas ou seguir publicações que revelem suas pretensões. A crença perene é a de que nada ali oferece perigo.

Para eles a questão da privacidade não tem nenhuma relevância pois, simplesmente, não reconhecem a palavra "privacidade". Acreditam, piamente, que o "control+Z" resolva qualquer problema e deixam por conta dos outros as "marcações em fotos", por exemplo. E assim, muito curiosamente, fortalecem a rede de referências, afinal, mamães continuam repetindo "não converse com estranhos, hein!"

Mas fica a pergunta: quem é estranho? Na sociedade dos avatares imortais, quem você conhece de verdade? Quem fala a verdade? Há quem estude os complexos bancos de dados que são capazes de traçar o perfil de alguém somente linearizando seu comportamento digital. Mas esses dados falam a verdade?

Ironicamente, esses nativos digitais que ignoram a semântica dessa privacidade que sequestrou o avião de Evo Morales, estão protegidos, pois entregam somente seus avatares para o sistema.

Alex Pinheiro


2 comentários:

  1. Exatamente, hj o Sr. Google em conjunto com todas as redes sociais populares sabem tudo sobre a gente. Antigamente se ouvia "o vendedor de tal loja me enrolou" e hoje somos "enrolados" por uma inteligência artificial que quase que sempre é mais inteligente que nos meros mortais humanos, nos induzindo a fazer coisas como comprar coisas inúteis a fazer fotos bobas com o famoso "Duck Face" tudo isso sobre os olhares atentos do "Governo", "Clero" e indústrias que são geridas pelo mesmo "governo" e "clero".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa, não!? Se fosse antes de Edward Snowden, todas as suas preocupações seriam 'teorias conspiratórias da cartilha da esquerda' hahaha

      Excluir

a imagem-título é uma invenção de Mariah

 
Google Analytics Alternative