clique aqui e receba as atualizações do blog em seu email


PARA EMPRESAS AS PALAVRAS MUSICADAS AS OUTRAS PALAVRAS CONTATO HOME


Anuncie no Blog do Alex Pinheiro. Clique aqui!

As páginas mais visitadas aqui:

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vanusa no país das armadilhas

Isso. Estava sentado sobre minha definhada hiperatividade quando recebi o vídeo da cantora Vanusa interpretando o hino nacional brasileiro. Segui o link e, em poucos segundos, estava admirando uma nova versão para o hino mais belo que já ouvi em exibição de competições esportivas mundiais. Era uma versão irreverente. Algo perturbador. Vanusa Santos Flores virou a última página de nosso moralismo quitanda.
.
Minha mãe sabe tudo da musa do "iê-iê-iê" e assistia ao vídeo mesclando gargalhadas e expressões agonizantes como "Meu Deus!", "Ai, ai!", "Ih!". Estava escrita uma decepção e outro desprendimento ali na testa de minha mãe. A Jovem Guarda já é, para ela, uma coisa insuportável que morreu com a mutação do Roberto Carlos; e "como eu gostaria de vê-lo dançando denovo", mas já não tem mais lugar para os dinossauros inconsequentes da Jovem Guarda em nossos dias corridos e cheios de perfis musicais no Myspace.
.
São ícones hor concuors da nossa cultura artística que acabam em celebrações esportivas da segunda divisão, palanques políticos de discussões relevantes para a nação ou sessões extraordinárias que homenagearão alguma personalidade. Eles estão lá. Fazem a parte que lhes coube: chegam, cantam, inspiram e vão embora respirar o universo paralelo que os fãs, descansados em novelos de lã, lhes proporcionaram.
.
No entanto, o fato ocorrido no evento da Assembléia Legislativa de São Paulo crava outros vieses. A cantora reflete minha barriga sentada sobre meu pênis. Vanusa é vítima. Está permeada de exibicionismo inútil no Senado, duelos descabidos na televisão aberta e educação com os piores índices do mundo. Ela tem direito de fazer o que fez tanto quanto eu tenho de esquecer que a última estrofe da segunda parte é "Brasil", vírgula, "de amor eterno seja símbolo". Pois, patriotismo não se concebe na contra capa de livros escolares.
.
Depois sabido que a cantora estava sob efeito de remédio para labirintite a corrida para as desculpas foi rápida. Já eu prefiro creditar a ela a bravura de escancarar para o Brasil - frente às representações acéfalas do nosso poder legislativo - a nossa verdadeira face, o nosso verdadeiro hino.
.
Vanusa interpreta o hino nacional aqui: YouTube
.
Alex Pinheiro

3 comentários:

  1. Adoro (sempre) a forma com que rabisca seus pensamentos!
    Com certeza a vergonha é geral, não pelos erros ou mesmo pela nova roupagem do hino! Mas pelo todo que o Brasil está.
    As vergonhas impunes e "sem importância" aos olhos do povo (que sosmos nós) e o pouco caso com a nação, na forma mais simples e real da palavra.
    Assassinar o hino fica pequeno dentre tantos outros mais profundos assassinatos diários que assistimos na platéia, admirados e imóveis, dentro de nossas "seguras" bolhas.
    Porém, não podemos nos esquecer que patriotismo e civismo deveriam estar registrados dentro de nossos corpos e mentes desde pequenos... Mas, para quê? Não é mesmo? Amar esse país está virando piada. E é nesse ponto que me revolto e sinto vergonha. Por ela, por eles, por nós.
    Um país tão lindo, tão rico, tão plural... e tão desorganizado, tão atrapalhado, tão fraco de ideologia e de simbolismo.
    O carisma já não é mais o mesmo. O amor não é mais o mesmo. A graça, muito menos.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu quando comecei a ver este glorioso vídeo, estava com minha mãe ao meu lado, admiravelmente, ela também soltou expressões do tipo HAUhauah... e além disso, acrescentou que ela só podia ser loira! Coisa que não achei digna, mas pensei "Nada contra as loiras, mas essa dá mais famas" e ainda vejo em uma emissora que a cantora em questão9, se defendeu alegando que estava com Labirintite, oh Meu Deus, como será eu, com labirintite, cantando o Hino Nacional? HUAHA

    ResponderExcluir
  3. assisti ao video e só consegui lamentar... é mto claro que a cantora nao estava no seu estado normal. sobre suas desculpas, preferi acreditar na labirintite. até pq, se ela estava bêbada, ninguém da organização percebeu/sentiu? acredito na versao dela, lamento sua má sorte. enfim, faz tempo q o país nao honra o hin0 belíssimo que tem.

    \o


    vlw, Alex!

    ResponderExcluir

 
Google Analytics Alternative